quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Transformando espaços urbanos - Parte I

Navegando no Youtube deparei-me com uma entrevista do ator Edward Norton (24 de julho, 2003no programa do jornalista e entrevistador Charlie Rose sobre a High Line de Nova York, 1.5 milhas (aproximadamente 2.5km) de elevado ferroviário que corre ao longo da parte oeste - West Side - de Manhattan.

Ele morava em uma cobertura com vista para a estação abandonada quando começou a refletir sobre a força incrível que a natureza exerce sobre a vida quando “deixada em paz”, assim como podemos observar facilmente na nossa Transamazônica, principalmente por não ser pavimentada em sua maior parte.

E foi assim que ele descobriu a organização não-governamental “Friends of the High Line(FHL)” – Amigos da High Line -, fundada em 1999, e que se dedica à preservação e reutilização do elevado ferroviário. Localizada no distrito de Gansevoort (Gansevoort Market Historic District), próximo ao sul do terminal, a FHL é apoiada por quase todos os representantes eleitos dos bairros que ela corta, além de inúmeras organizações cívicas, milhares de ambientalistas, advogados, engenheiros e arquitetos urbanos e cidadãos de espírito cívico, assim como empresas de Nova York e de todo os Estados Unidos.

O objetivo principal dos Amigos da High Line é criar um espaço recreativo para os novaiorquinos: um grande passeio público que possa ser desfrutado por todos os residentes e visitantes da cidade. Quando a High Line for convertida em espaço público todos poderão se refugiar em um recanto tranquilo e verde no meio da movimentada cidade. Será possível contemplar o Rio Hudson e a paisagem de Manhattan dentro de um jardim secreto cercado pelos blocos de concreto urbanos.


 “A cidade deveria ser um jardim para crescer pessoas.”

“A city should be  a garden for growing people.”, Edward Norton 

citando seu avô na entrevista ao jornalista Charlie Rose

Transformando espaços urbanos - Parte II

O mesmo conceito foi colocado em prática na França. Durante o início da década de 1990, a cidade de Paris converteu com sucesso um elevado ferroviário semelhante de três milhas perto da Bastille Opera House em uma passagem pedonal, batizada de Promenade Plantée. A passarela atravessa todo o “12 º arrondissement”, que vai da Place de la Bastille ao Bois de Vincennes, na borda leste de Paris.

Paris transformou a estrutura do viaduto em um novo parque público e hoje em dia você encontrará parisienses e turistas passeando no topo do antigo elevado ferroviário abandonado, entre plantações de rosas perfumadas e azáleas, entre outras espécies.

A revista Arquitetura e Urbanismo publicou matéria sobre o assunto na matéria “Parques Elevados: uma solução urbana?”. Este tipo de iniciativa deve ser levado em conta em qualquer plano de revitalização e restauração (como o da nossa Zona Portuária do Rio de Janeiro) , pois não somente devolve aos cidadãos um espaço público natural, como também revitaliza a vizinhança, inspirando novos residentes e empresas para se deslocar para a área.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

One Love

Uma homenagem ao pacifista Bob Marley
que aniversariou dia 06 de fevereiro, 
o vídeo de ONE LOVE 
feito pelo documentário 
Playing For Change.