Ele fala que muitos de nós não "encontramos" nossos talentos naturais por falta de terreno fértil para isso. É preciso uma revolução na Educação.
Robinson lembra que as pessoas tendem a ficar presas no que chamamos de "a ordem natural das coisas". Precisamos nos "libertar" para que mudanças aconteçam. Ele exemplifica perguntando quantas pessoas com menos de 25 anos estão na platéia. Ninguém levanta o braço. Então ele pergunta quantas pessoas estão usando relógio de pulso. Quase todos levantam o braço. E segue explicando que isso se dá porque todas cresceram usando relógio e vendo os outros usarem. Estão "presos" no hábito.
Se a mesma pergunta for feita para jovens, a maioria não estará usando relógio. Hoje em dia, no mundo digital, podemos ver a hora em qualquer lugar. O relógio perdeu sua função de outrora. Temos a hora nos computadores, nos celulares. Não há como discordar. Relógio para mim é adereço.
Ele compara que o mesmo acontece na Educação. Robinson começa falando do conceito de linearidade. A teoria diz que se traçarmos um caminho educacional X e fizermos tudo conforme é esperado podemos ter uma vida estável. Mas acontece que a vida não é linear, ela é orgânica. Direcionamos nossas vidas de acordo com os talentos que vamos descobrindo e com as conexões que somos capazes de fazer e criar ao longo do percurso.
Outro exemplo de linearidade dado por Robinson é a obsessão por aumentar o acesso ao ensino superior. Todos querem que as crianças sigam seu caminho e entrem na faculdade. Não que ele seja contra. Apenas acredita que nem todo mundo precisa e que nem todos estão prontos no mesmo momento para isso. A faixa etária não indica maturidade. E muitos talentos não precisam de faculdade.
Diversos talentos são desperdiçados por conta da obrigação de seguir esta linearidade. E nossas vidas dependem de todos os talentos possíveis. Se uma criança tem talento para ser bombeiro (a) encanador (a), pintor (a) ou médico (a), não temos o direito de sufocar estas tendências.
Ele cita o chefe Jamie Oliver que disse que a gastronomia pode ser resumida em 2 tipos: restaurantes fast-food (franquias e redes), onde tudo é padronizado e os restaurantes "customizados" (como os premiados pela Zagat, como as nossas 4Rodas e a Vejinha), onde nada é padronizado, cada um tem sua especialidade. E compara que a educação está num conformismo fast-food. E está deteriorando nossas mentes assim como as redes de alimentação rápida deterioram nossos corpos.
Nossos talentos são diversos. E paixões também. O que excita nosso espírito e nos dá vontade de dedicar energia é o que devemos fazer. O modelo educacional atual é baseado na Revolução Industrial. Por isso a linearidade. Modelo que fomenta o conformismo. E que não tem mais como funcionar no mundo de hoje. O modelo educacional tem que ser mudado de mecânico para o orgânico. Devemos deixar de pensar como manufatureiros e pensarmos como fazendeiros, agricultores que criam condições para desabrochar talentos.
Ele cita parte de um discurso de Abraham Lincoln, que diz:
The dogmas of the quiet past, are inadequate to the stormy present. The occasion is piled high with difficulty, and we must rise - with the occasion. As our case is new, so we must think anew, and act anew. Abraham Lincoln
Mais uma vez, Ken Robinson foi aplaudido de pé.
* Todo o texto foi baseado na palestra que pode ser encontrada no site TED.
Leia mais sobre o assunto:
Educação e Inovação para Sustentabilidade (parte 1)
Livro:
Earth in Mind
On Education, Environment and the Human Prospect
David W. Orr
"Terra em mente: Na educação, no Meio Ambiente e a Perspectiva Humana"*
*Tradução livre